23 de fevereiro de 2012

Bicicletas coletivas na Holanda





 

HOLANDA — As crianças na Holanda podem chegar às escolas em uma nova condução coletiva. Esqueça o tradicional ônibus amarelo e pense na grande paixão daquele país: as bicicletas. Em vez do modelo tradicional, foi desenvolvida uma bicicleta escolar para cerca de dez alunos.
A bicicleta coletiva — batizada de Bicycle School Bus (BCO, na Holanda) — pode ser usada por crianças entre 4 e 12 anos, sendo um assento destinado a um condutor adulto. Enquanto oito crianças e o adulto pedalam, outros dois acompanhar a viagem descansados.
A bike pode vir com opcionais, como um toldo de lona para proteção nos dias chuvosos, um sistema de som para animar durante a pedalada e um motor elétrico para ajudar nas subidas.
A BCO foi uma invenção de Thomas Tolkamp, diretor executivo da Tolkamp Metaalspecials, que produz as bicicletas. Comercializado pelo Der Café Racer, 25 exemplares já foram vendidos ao preço de US$ 15 mil e alguns foram exportados para Alemanha e Bélgica. "Recebemos pedidos de outros países da Europa e da América do Norte e da América do Sul, mas ainda mantemos nossas operações em nosso continente", afirmou em entrevista ao site Fats Coexist.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/colegios-na-holanda-ja-adotam-bicicleta-escolar-3959839#ixzz1nG4zc6kL

Equipamentos para cicloturismo