21 de novembro de 2011

"O Garoto da Bicicleta" retrata história de afeto.



Adeptos de um cinema humanista e prestigiados por uma vasta série de prêmios, dos quais se destacam duas Palmas de Ouro no Festival de Cannes (por "Rosetta", 1999 e "A Criança", 2005), os cineastas e irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne introduzem duas mudanças em seu novo filme, "O Garoto da Bicicleta": o uso da música e a presença de uma atriz famosa no elenco. No caso, Cécile de France, sua compatriota que faz sucesso no cinema francês e acabara de filmar com o norte-americano Clint Eastwood em "Além da Vida".


Os atores franceses Thomas Doret e Cécile de France em "O Garoto da Bicicleta", dos irmãos Dardenne

Ao ver o filme, a conclusão que salta aos olhos é que os Dardennes mudaram apenas para permanecerem os mesmos, já que "O Garoto da Bicicleta", novamente brindado em Cannes em 2011 com um Grande Prêmio do júri, é mais um cuidadoso capítulo de uma cinematografia centrada no ser humano. Se os diretores e roteiristas continuam atentos às mazelas do mundo contemporâneo, desta vez, dedicam um espaço mais generoso à bondade.


Samantha (Cécile de France) é uma cabeleireira solteira cujo destino cruza-se por acaso com o do menino Cyril (Thomas Doret), de 11 anos. Quando ele entra no consultório médico em que ela se encontra e agarra-se a ela para não ser levado de volta ao orfanato, ele fracassa, naturalmente. Mas o abraço, um verdadeiro pedido de socorro, plantou a semente de uma irresistível curiosidade em Samantha.

O estreante Thomas Doret surpreende com sua atuação no drama "O Garoto da Bicicleta"

O pai de Cyril (Jérémie Renier) pura e simplesmente o abandonou no orfanato, prometendo voltar em um mês. Mas desapareceu sem deixar pistas. No momento em que o menino encontra Samantha, está no auge do desespero. Não consegue acreditar que o pai simplesmente o tenha deixado para trás sem nenhuma palavra. Nem que tenha vendido até sua bicicleta, como descobre depois.





Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/cinema/o-garoto-da-bicicleta-retrata-historia-de-afeto/n1597371836550.html