8 de dezembro de 2010

Rota do enxaimel - Pomerode - SC










A herança da cultura germânica é vista na arquitetura de casas e ruas de Pomerode. O maior acervo de construções em enxaimel fora da Alemanha é encontrado na cidade. São mais de 240 edificações deste tipo e cerca de 50 delas encontram-se na localidade de Testo Alto e constituem a Rota do Enxaimel, um agradável roteiro turístico com sinalização em português e alemão que conta com casas tombadas pelo patrimônio histórico em nível estadual ou federal e cujo núcleo rural também recebeu tombamento federal devido sua relevância como paisagem de Imigração.

A Casa Haut é a primeira imagem deste fascinante roteiro arquitetônico. Tombada em 2002, a casa abriga desde 1903 um estabelecimento comercial, em uma vendinha com tijolos maciços aparentes e assoalho de madeira.

Na rota, as casas construídas no período da colonização são distribuídas ao longo dos 16km. Por toda a estrada, casas com telhados pontudos e tijolos aparentes (são poucas com reboco, escondendo as paredes em tijolo ou taipa) chamam a atenção, em especial pelo ótimo estado de conservação. O caminho, em sua maioria por estradas de chão, é rodeado por pastos e árvores, em um delicioso visual bucólico. Além de desfrutar desse patrimônio arquitetônico herdado dos colonizadores alemães, fazendo o passeio é possível comprar doces coloniais pelo caminho.